Regulamento / Lista de Vagas EDCN Ano Letivo 24/25 – 2.ª Chamada
As audições presenciais serão realizadas nas instalações da EDCN, entre os dias 2 e 5 de abril.
A EDCN é a única escola do país de ensino artístico especializado da dança com ensino integrado da formação geral (do 5.º ao 12.º ano de escolaridade), que forma bailarino(a)s nas áreas da dança clássica e da dança contemporânea. Com uma forte participação em relevantes concursos e festivais, muitos dos seus alunos integram atualmente companhias nacionais e estrangeiras de renome.
Inscrições de 27 de maio a 14 de junho de 2024
18 / 19/ 20 de junho Audições Presenciais na EDCN
Documentos necessários para inscrição:
Local das Audições:
R. João Pereira da Rosa, nº 22, Lisboa – edifício principal da EDCN.
Resultados de admissão à EDCN – enviados por email para os Encarregados de Educação
Nota: o email de contacto deverá estar legível e atualizado no formulário de inscrição.
1º ano de dança (5º de escolaridade) 1ª e 2ª Eliminatória
+
2º ano de dança (6º de escolaridade) – 9.30 – 11.00
Estúdio 1 da EDCN
3º ano de dança (7º de escolaridade) – 09.30-10.30
4º ano de dança (8º de escolaridade) + 5º ano de dança (9º de escolaridade) – 11.30-13.00
Estúdio 1 da EDCN
6º ano de dança (10º de escolaridade) + 7º anos de dança (11º de escolaridade)
– 10.00-11.00 – D. Clássica
– 11.10-11.50 – D. Contemporânea
Estúdio 1 da EDCN
Caso o número de candidatos inscritos o justifique, poderão existir horários extraordinários, em qualquer dos anos de escolaridade, a ser comunicados no final do período de inscrições.
|
RAPARIGAS |
RAPAZES |
1º ano de dança |
|
|
A partir do 2º ano de dança |
|
|
REQUISITOS PARA O 1ºANO DE DANÇA | 5º ANO DE ESCOLARIDADE
1.ª Eliminatória:
1 – Observação da morfologia corporal (proporções) e da postura;
2 – Avaliação da flexibilidade articular coxo-femural e lombar;
3 – Avaliação da flexibilidade dos pés;
4 – Exercícios de flexibilidade / abertura frontal (2.ª posição no chão) e lateral (4.ª posição no chão);
5 – Avaliação da capacidade funcional de extensão da coluna vertebral;
6 – “Rãs e borboletas”;
7 – Equilíbrio / estabilidade na ½ ponta, em 1.ª posição no centro;
8 – Port-de-bras no centro.
2.ª Eliminatória:
1 – Repetição de alguns exercícios da 1.ª eliminatória;
2 – “Airplane” (estabilidade do tornozelo).
De frente para a barra:
3 – 1.ª e 2.ª posição;
4 – Plié em 1.ª e 2.ª posição;
5 – Battement tendu ao lado;
6 – na barra – exercício individual de flexibilidade / elevação do membro inferior nos 3 planos de movimento, com ajuda do professor que orienta a audição.
No centro:
7 – Saltos em 1.ª posição (1.ª natural).
Na diagonal:
8 – Andar com pés esticados;
9 – Marcha;
10 – Skips com ritmos (palmas).
Exercício de improvisação
Nota: Haverá um professor a orientar / demonstrar durante o processo de audição.
REQUISITOS PARA O 2ºANO DE DANÇA | 6º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
1 – Exercícios de avaliação das condições físicas do candidato(a) para a prática da Dança Clássica, incluindo exercício individual de flexibilidade / elevação do membro inferior nos 3 planos de movimento, com ajuda do professor que orienta a audição
Barra:
2 – Pliés, Grand-pliés e Relevés;
3 – Battements Tendus;
4 – Rond de jambe à terre com relevé lent;
5 – Adagio;
6 – Grands Battements;
7 – Exercícios de flexibilidade/alongamento – grand écart (espargata) em segunda e quartas posições.
Centro:
8 – Port-de-bras;
9 – Pliés;
10 – Battements tendus;
11 – Pequeno Adagio;
Allegro:
12 – Pequenos saltos;
13 – Échappés em 2.ª posição;
14 – Changements de pieds;
15 – Pas assemblé (forma simples);
16 – Pas jeté (forma simples).
Na Diagonal:
17 – Exercícios de execução de passos simples (ex: passo de polca, skips, trotes, pas de valse (balancé), etc.) com coordenação de braços e de batimentos rítmicos.
Exercício de improvisação
Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.
REQUISITOS PARA O 3ºANO DE DANÇA | 7º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra:
1 – Pliés;
2 – Battements tendus;
3 – Battements fondus na meia-ponta;
4 – Adagio;
5 – Grands Battements;
6 – Exercícios de flexibilidade / alongamento – grand écart (espargata) em segunda e quarta posições.
Centro:
7 – Battements tendus;
8 – Preparação de pirouette de 5.ª posição;
9 – Pequeno Adagio incluindo port-de-bras e arabesque.
Allegro:
10 – Pequenos saltos;
11 – Échappés;
12 – Pas assemblé e pas jeté (separados ou combinados);
13 – Exercício de coordenação com pas de valse;
14 – Saltos médios – pequeno enchaînement incluindo sissonne fermé e ouverte e petit sissonne;
15 – Diagonal com temps levés e pas-de-chat.
Exercícios de pontas na barra e no centro:
16 – Na barra – Relevés (1.ª,2.ª,4ª e 5.ª pos.) echappés, battements soutenus, retirés e grandes poses estáticas (arabesque, attitude e à la seconde);
17 – No centro – pas-de-bourrées e pas couru em diagonal.
Exercício de improvisação
Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.
REQUISITOS PARA O 4ºANO DE DANÇA | 8º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra:
1 – Pliés;
2 – Battements tendus;
3 – Battements fondus duplos na meia-ponta, demi e grand rond de jambe en l’air;
4 – Adagio com Battement relevé lent e Battements developpés na meia-ponta e nas grandes poses;
5 – Grand Battement jeté passé par terre;
6 – Exercícios de flexibilidade / alongamento – grand écart (espargata) em segunda e quarta posições.
Centro:
7 – Battements tendus e Battements tendus jetés;
8 – Pirouettes de 2.ª,4.ª e de 5.ª posição;
9 – Adagio incluindo grandes poses e pas-de-bourrées.
Allegro:
10 – Pequenos saltos;
11 – Échappés nas 2.ª e 4.ª posições e en tournant;
12 – Pas assemblé e pas jeté (simples ou combinados);
13 – Sissonne fermé e ouverte;
14 – Entrechat-quatre.
Exercícios de pontas na barra e centro:
15 – Relevés à barra em 1.º,2.ª, 4.ª e 5.ª posição;
16 – Grandes poses à barra – arabesque, attitude e à la seconde;
17 – Pas echappé em 2.ª e 4.ª posição;
18 – Relevé numa perna em cou-de-pied / retiré;
19 – Saltos nas pontas – changement-de-pied;
20 – Pas couru em diagonal;
21 – Assemblé soutenu em diagonal.
Exercício de improvisação
Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.
REQUISITOS PARA O 5ºANO DE DANÇA | 9º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra com equilíbrios em retiré, attitude e arabesque:
1 – Pliés;
2 – Battements Tendus;
3 – Battements Fondus;
4 – Adagio;
5 – Grands Battements;
6 – Extensões / flexibilidade: pé na mão / grand écart em 2.ª posição e em 4.ª posição de ambos os lados.
Centro:
7 – Battements tendus / jetés com détournés / soutenus / glissades
8 – Combinação de Pirouettes de 4.ª e de 5.ª posições, en dehors e en dedans;
9 – Adagio.
Combinações de Allegro:
10 – Pequenos saltos; changements de pied com 1/4 ou 1/2 voltas; echappé battu à la seconde; petit sissonne, etc.;
11 – Médios saltos incluindo assemblés battus, jetés battus, sissonnes ouvertes e fermés, brisés.
Só para rapazes:
12 – Tour en l’air.
Só para raparigas – em pontas:
13 – Na barra – relevés nas duas e numa perna; adagio para verificação das grandes poses;
14 – No centro – Echappés, retirés, pirouettes en dehors e en dedans;
15 – Uma diagonal de tours – deboulés e piqués en dehors e en dedans.
Dança Contemporânea
Enchaînements / sequências de movimento marcadas pelo professor na audição presencial:
1 – Sequência com utilização de chão;
2 – Sequência no centro com uso do espaço;
3 – Sequência de deslocação com saltos.
Exercício de improvisação
Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.
REQUISITOS PARA O 6ºANO DE DANÇA | 10º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra com equilíbrios em retiré, attitude e arabesque:
1 – Pliés;
2 – Battements Tendus;
3 – Battements Fondus;
4 – Adagio com arabesque penché;
5 – Grands Battements;
6 – Extensões / flexibilidade: pé na mão / grand écart em 2.ª posição e em 4.ª posição de ambos os lados.
Centro:
7 – Battements tendus / jetés com détournés / soutenus / glissades;
8 – Combinações de Pirouettes de 4.ª e de 5.ª posições, en dehors e en dedans; e em grandes poses – attitude, arabesque e à la seconde;
9 – Adagio;
Combinações de Allegro:
10 – Pequenos saltos incluindo saltos en tournant, batterie, echappés nas diversas posições;
11 – Médios saltos incluindo alguns dos seguintes elementos: assemblés, jetés, sissonnes ouvertes e fermés, ballonés, ballotés, brisés.
Só para rapazes:
12 – Grand allegro com cabrioles, entrechat-six e double tour en l’air.
Só para raparigas – em pontas:
13 – Echappés, retirés, pirouettes en dehors e en dedans, relevés em arabesque ou atittude;
14 – Grand allegro com diagonal incluindo piqués en dehors e endedans e deboulés.
Dança Contemporânea *
Enchaînements / sequências de movimento marcadas pelo professor na audição presencial:
1 – Sequência com utilização de chão;
2 – Sequência no centro com uso do espaço;
3 – Sequência de deslocação com saltos.
Exercício de Improvisação
*Ou, em alternativa, nos casos autorizados de audição por vídeo:
– Variação ou exercício combinado (enchaînement) com o máximo de 2 minutos.
REQUISITOS PARA O 7º E 8º ANOS DE DANÇA | 11º E 12º ANOS DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra com equilíbrios em retiré, attitude e arabesque:
1 – Pliés;
2 – Battements Tendus;
3 – Battements Fondus;
4 – Adagio com arabesque penché;
5 – Grands Battements;
6 – Extensões / flexibilidade: pé na mão / grand écart em 2.ª posição e em 4.ª posição de ambos os lados.
Centro:
7 – Battements tendus / jetés com détournés / soutenus / glissades;
8 – Combinações de Pirouettes de 4.ª e de 5.ª posições, en dehors e en dedans; e em grandes poses – attitude, arabesque e à la seconde;
9 – Adagio;
Sequências de Allegro:
10 – Pequenos saltos incluindo saltos en tournant, batterie, echappés nas diversas posições;
11 – Médios saltos incluindo alguns dos seguintes elementos – assemblés, jetés, sissonnes ouvertes e fermés, ballonés, ballotés, brisés.
Só para rapazes:
12 – Grand allegro com cabrioles, entrechat-six e double tour en l’air, grand jeté entrelacé, pirouette à la seconde suivi, déboulés, etc.
Só para raparigas – em pontas:
13 – Echappés, retirés, pirouettes en dehors e en dedans;
14 – Grand allegro com diagonal incluindo piqués en dehors e endedans e deboulés;
15 – 8 ou 16 fouettés.
Dança Contemporânea *
Enchaînements / sequências de movimento marcadas pelo professor na audição presencial:
1 – Sequência com utilização de chão;
2 – Sequência no centro com uso do espaço;
3 – Sequência de deslocação com saltos.
Exercício de Improvisação
*Ou, em alternativa, nos casos autorizados de audição por vídeo:
– Variação ou exercício combinado (enchaînement) com o máximo de 2 minutos.
(nos termos do Regulamento Interno da EDCN)
A avaliação das Provas de Seleção / Provas de Acesso exprime-se numa escala de 0 a 20 valores, tomando como quadro de referência os seguintes domínios e valores:
1.ª eliminatória (meninas e rapazes)
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS |
|||
Postura / Aplomb |
Proporções |
Capacidade de rotação |
Flexibilidade (pés/extensões) |
Máximo: 4 Valores |
Máximo: 6 Valores |
Máximo: 5 Valores |
Máximo: 5 Valores |
2.ª eliminatória (meninas e rapazes)
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS |
POTENCIAL ARTÍSTICO |
|||
Postura, proporções, capacidade de rotação coxo-femural e flexibilidade avaliados em diferentes requisitos específicos da 2.ª eliminatória |
Musicalidade |
Perceção do movimento e Coordenação |
Atitude, foco e atenção |
Improvisação (capacidade de criar movimento a partir de uma ideia, conceito ou estímulo musical) |
Máximo: 10 Valores |
Máximo: 2,5 Valores |
Máximo: 3 Valores |
Máximo: 2 Valores |
Máximo: 2,5 Valores |
TÉCNICA |
LINHA ESTÉTICA / FÍSICO |
DESEMPENHO E MUSICALIDADE |
Postura, Alinhamento Coordenação, Controle |
Proporção Estética Flexibilidade |
Expressão/ Projeção Dinâmicas Musicalidade Qualidade do movimento Improvisação |
Máximo: 8 Valores |
Máximo: 6 Valores |
Máximo: 6 Valores |
All information about International Auditions
All information about Presential Auditions in Portugal
Sabe tudo sobre as nossas audições e condições de admissão a novos alunos.