Inscrições de 19 de abril a 15 de junho de 2022
Documentos necessários para inscrição:
Local das Audições:
R. João Pereira da Rosa, nº 22, Lisboa – edifício principal da EDCN.
Os resultados de admissão à EDCN serão enviados por email aos Encarregados de Educação.
Nota: o email de contacto deverá estar legível e atualizado no formulário de inscrição.
Documentos PDF
Formulário de Inscrição 22|23
Declaração de Consentimento 22|23
2ª feira 20 de junho 2022
2º ano de dança (6º de escolaridade)
3º ano de dança (7º de escolaridade)
4ª feira 22 de junho 2022
4º ano de dança (8º de escolaridade)
5º ano de dança (9º de escolaridade)
6ª feira 24 de junho 2022
6º ano de dança (10º de escolaridade)
7º + 8º anos de dança (11º e 12º de escolaridade)
6ª feira e sábado 1 e 2 de julho 2022
1º ano de dança
(5º de escolaridade)
Consultar o grupo a que pertence, a partir do dia 20 de junho, no site da EDCN.
1ª Eliminatória: 1 de julho (6ªfeira)
2ª Eliminatória: 2 de julho (sábado)
Apenas para os candidatos
admitidos na 1ª Eliminatória.
Caso o número de candidatos inscritos o justifique, poderão existir horários extraordinários, em qualquer dos anos de escolaridade, a ser comunicados no final do período de inscrições.
REQUISITOS PARA O 1ºANO DE DANÇA | 5º ANO DE ESCOLARIDADE
1.ª Eliminatória:
1 – Observação da morfologia corporal (proporções) e da postura;
2 – Avaliação da flexibilidade articular coxo-femural e lombar;
3 – Avaliação da flexibilidade dos pés;
4 – Exercícios de flexibilidade/ abertura frontal (2ª posição no chão) e lateral (4ª posição no chão);
5 – Avaliação da capacidade funcional de extensão da coluna vertebral;
6 – “Rãs e borboletas”;
7 – Equilíbrio / estabilidade na ½ ponta, em 1ª posição no centro;
8 – Port-de-bras no centro.
2.ª Eliminatória:
1 – Repetição de alguns exercícios da 1.ª eliminatória;
2 – “Airplane” (estabilidade do tornozelo).
De frente para a barra:
3 – 1ª e 2ª posição;
4 – Plié em 1ª e 2ª posição;
5 – Battement tendu ao lado;
6 – na barra – exercício individual de flexibilidade/elevação do membro inferior nos 3 planos de movimento, com ajuda do professor que orienta a audição;
No centro:
7 – Saltos em 1ª posição (1ª natural).
Na diagonal:
8 – Andar com pés esticados;
9 – Marcha;
10 – Skips com ritmos (palmas).
Exercício de improvisação
Nota: Haverá um professor a orientar/demonstrar durante o processo de audição.
REQUISITOS PARA O 2ºANO DE DANÇA | 6º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
1 – Exercícios de avaliação das condições físicas do candidato(a) para a prática da Dança Clássica, incluindo exercício individual de flexibilidade/elevação do membro inferior nos 3 planos de movimento, com ajuda do professor que orienta a audição
Barra:
2 – Pliés, Grand-pliés e Relevés;
3 – Battements Tendus;
4 – Rond de jambe à terre com relevé lent;
5 – Adagio;
6 – Grands Battements;
7 – Exercícios de flexibilidade/alongamento – grand écart (espargata) em segunda e quartas posições.
Centro:
8 – Port-de-bras;
9 – Pliés;
10 – Battements tendus;
11 – Pequeno Adagio;
Allegro:
12 – Pequenos saltos;
13 – Échappés em 2ª posição;
14 – Changements de pieds;
15 – Pas assemblé (forma simples)
16 – Pas jeté (forma simples)
Na Diagonal:
17 – Exercícios de execução de passos simples (ex: passo de polca, skips, trotes, pas de valse (balancé), etc.) com coordenação de braços e de batimentos rítmicos.
Exercício de improvisação
Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.
REQUISITOS PARA O 3ºANO DE DANÇA | 7º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra:
1 – Pliés;
2 – Battements tendus;
3 – Battements fondus na meia-ponta;
4 – Adagio;
5 – Grands Battements;
6 – Exercícios de flexibilidade/alongamento – grand écart (espargata) em segunda e quarta posições
Centro:
7 – Battements tendus;
8 – Preparação de pirouette de 5ª posição;
9 – Pequeno Adagio incluindo port-de-bras e arabesque.
Allegro:
10 – Pequenos saltos;
11 – Échappés;
12 – Pas assemblé e pas jeté (separados ou combinados);
13 – Exercício de coordenação com pas de valse;
14 – Saltos médios – pequeno enchaînement incluindo sissonne fermé e ouverte e petit sissonne;
15 – Diagonal com temps levés e pas-de-chat.
Exercícios de pontas na barra e no centro:
16 – Na barra – Relevés (1ª,2ª,4ª e 5ªpos.) echappés, battements soutenus, retirés e grandes poses estáticas (arabesque, attitude e à la seconde);
17 – No centro – pas-de-bourrées e pas couru em diagonal.
Exercício de improvisação
Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.
REQUISITOS PARA O 4ºANO DE DANÇA | 8º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra:
1 – Pliés;
2 – Battements tendus;
3 – Battements fondus duplos na meia-ponta, demi e grand rond de jambe en l’air;
4 – Adagio com Battement relevé lent e Battements developpés na meia-ponta e nas grandes poses;
5 – Grand Battement jeté passé par terre;
6 – Exercícios de flexibilidade/alongamento – grand écart (espargata) em segunda e quarta posições
Centro:
7 – Battements tendus e Battements tendus jetés;
8 – Pirouettes de 2ª e de 5ª posição;
9 – Adagio incluindo grandes poses e pas-de-bourrées;
Allegro:
10 – Pequenos saltos;
11 – Échappés nas 2ª e 4ª posições e en tournant;
12 – Pas assemblé e pas jeté (simples ou combinados);
13 – Sissonne fermé e ouverte;
14 – Entrechat-quatre.
Exercícios de pontas na barra e centro:
15 – Relevés à barra em 1º,2ª, 4ª e 5ª posição;
16 – Grandes poses à barra – arabesque, attitude e à la seconde;
17 – Pas echappé em 2ª e 4ª posição;
18 – Relevé numa perna em cou-de-pied/retiré;
19 – Saltos nas pontas – changement-de-pied;
20 – Pas couru em diagonal;
21 – Assemblé soutenu em diagonal.
Exercício de improvisação
Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.
REQUISITOS PARA O 5ºANO DE DANÇA | 9º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra com equilíbrios em retiré, attitude e arabesque:
1 – Pliés;
2 – Battements Tendus;
3 – Battements Fondus;
4 – Adagio;
5 – Grands Battements;
6 – Extensões / flexibilidade – pé na mão / grand écart em 2ª posição e em 4ª posição de ambos os lados.
Centro:
7 – Battements tendus / jetés com détournés / soutenus / glissades
8 – Combinação de Pirouettes de 4ª e de 5ª posições, en dehors e en dedans;
9 – Adagio;
Combinações de Allegro:
10 – Pequenos saltos; changements de pied com 1/4 ou 1/2 voltas; echappé battu à la seconde; petit sissonne, etc.
11 – Médios saltos incluindo assemblés battus, jetés battus, sissonnes ouvertes e fermés, brisés.
Só para rapazes:
12 – Tour en l’air.
Só para raparigas – em pontas:
13 – Na barra – relevés nas duas e numa perna; adagio para verificação das grandes poses;
14 – No centro – Echappés, retirés, pirouettes en dehors e en dedans;
15 – Uma diagonal de tours – deboulés e piqués en dehors e en dedans.
Dança Contemporânea
Enchaînements / sequências de movimento marcadas pelo professor na audição presencial:
1 – Sequência com utilização de chão;
2 – Sequência no centro com uso do espaço;
3 – Sequência de deslocação com salto
Exercício de improvisação
Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.
REQUISITOS PARA O 6ºANO DE DANÇA | 10º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra com equilíbrios em retiré, attitude e arabesque:
1 – Pliés;
2 – Battements Tendus;
3 – Battements Fondus;
4 – Adagio com arabesque penché;
5 – Grands Battements;
6 – Extensões / flexibilidade – pé na mão / grand écart em 2ª posição e em 4ª posição de ambos os lados.
Centro:
7 – Battements tendus / jetés com détournés / soutenus / glissades;
8 – Combinações de Pirouettes de 4ª e de 5ª posições, en dehors e en dedans; e em grandes poses – attitude, arabesque e à la seconde;
9 – Adagio;
Combinações de Allegro:
10 – Pequenos saltos incluindo saltos en tournant, batterie, echappés nas diversas posições;
11 – Médios saltos incluindo alguns dos seguintes elementos – assemblés, jetés, sissonnes ouvertes e fermés, ballonés, ballotés, brisés.
Só para rapazes:
12 – Grand allegro com cabrioles, entrechat-six e double tour en l’air.
Só para raparigas – em pontas:
13 – Echappés, retirés, pirouettes en dehors e en dedans, relevés em arabesque ou atittude;
14 – Grand allegro com diagonal incluindo piqués en dehors e endedans e deboulés.
Dança Contemporânea *
Enchaînements / sequências de movimento marcadas pelo professor na audição presencial:
1 – Sequência com utilização de chão;
2 – Sequência no centro com uso do espaço;
3 – Sequência de deslocação com saltos.
Exercício de Improvisação
*Ou, em alternativa, nos casos autorizados de audição por vídeo:
– Variação ou exercício combinado (enchaînement) com o máximo de 2 minutos.
REQUISITOS PARA O 7º E 8º ANOS DE DANÇA | 11º E 12º ANOS DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra com equilíbrios em retiré, attitude e arabesque:
1 – Pliés;
2 – Battements Tendus;
3 – Battements Fondus;
4 – Adagio com arabesque penché;
5 – Grands Battements;
6 – Extensões/ flexibilidade – pé na mão / grand écart em 2ª posição e em 4ª posição de ambos os lados.
Centro:
7 – Battements tendus /jetés com détournés/soutenus/glissades;
8 – Combinações de Pirouettes de 4ª e de 5ª posições, en dehors e en dedans; e em grandes poses – attitude, arabesque e à la seconde;
9 – Adagio;
Sequências de Allegro:
10 – Pequenos saltos incluindo saltos en tournant, batterie, echappés nas diversas posições;
11 – Médios saltos incluindo alguns dos seguintes elementos – assemblés, jetés, sissonnes ouvertes e fermés, ballonés, ballotés, brisés.
Só para rapazes:
12 – Grand allegro com cabrioles, entrechat-six e double tour en l’air, grand jeté entrelacé, pirouette à la seconde suivi, déboulés, etc,.
Só para raparigas – em pontas:
13 – Echappés, retirés, pirouettes en dehors e en dedans;
14 – Grand allegro com diagonal incluindo piqués en dehors e endedans e deboulés;
15 – 8 ou 16 fouettés.
Dança Contemporânea *
Enchaînements / sequências de movimento marcadas pelo professor na audição presencial:
1 – Sequência com utilização de chão;
2 – Sequência no centro com uso do espaço:
3 – Sequência de deslocação com saltos.
Exercício de Improvisação
*Ou, em alternativa, nos casos autorizados de audição por vídeo:
– Variação ou exercício combinado (enchaînement) com o máximo de 2 minutos.
RAPARIGAS | RAPAZES | |
1º ano de dança |
|
|
A partir do 2º ano de dança |
|
|
(nos termos do Regulamento Interno da EDCN)
A avaliação das Provas de Seleção / Provas de Acesso exprime-se numa escala de 0 a 20 valores, tomando como quadro de referência os seguintes domínios e valores:
1.ª eliminatória (meninas e rapazes)
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS |
|||
Postura / Aplomb |
Proporções |
Capacidade de rotação |
Flexibilidade (pés/extensões) |
Máximo: 4 Valores |
Máximo: 6 Valores |
Máximo: 5 Valores |
Máximo: 5 Valores |
2.ª eliminatória (meninas e rapazes)
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS |
POTENCIAL ARTÍSTICO |
|||
Postura, proporções, capacidade de rotação coxo-femural e flexibilidade avaliados em diferentes requisitos específicos da 2ª eliminatória |
Musicalidade |
Perceção do movimento e Coordenação |
Atitude, foco e atenção |
Improvisação (capacidade de criar movimento a partir de uma ideia, conceito ou estímulo musical) |
Máximo: 10 Valores |
Máximo: 2,5 Valores |
Máximo: 3 Valores |
Máximo: 2 Valores |
Máximo: 2,5 Valores |
TÉCNICA |
LINHA ESTÉTICA / FÍSICO |
DESEMPENHO E MUSICALIDADE |
Postura, Alinhamento Coordenação, Controle |
Proporção Estética Flexibilidade |
Expressão/ Projeção Dinâmicas Musicalidade Qualidade do movimento Improvisação |
Máximo: 8 Valores |
Máximo: 6 Valores |
Máximo: 6 Valores |
All information about International Auditions
All information about Presential Auditions in Portugal
Sabe tudo sobre as nossas audições e condições de admissão a novos alunos.