Audições Ano Letivo 2024 / 2025

AUDIÇÕES PARA ADMISSÃO AO ANO LETIVO 2024/2025

https://edcn.pt/wp-content/uploads/2024/01/Bola-POR1-3.jpg

Inscrições de 15 de fevereiro a 25 de março de 2024

Informa-se todos os interessados de que as inscrições para as audições de acesso à Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), para o ano letivo 2024/2025, serão de 15 de fevereiro a 25 de março de 2024 – via email ou na secretaria da EDCN.

As audições presenciais  serão realizadas nas instalações da EDCN, entre os dias 2 e 5 de abril.

A EDCN é a única escola do país de ensino artístico especializado da dança com ensino integrado da formação geral (do 5.º ao 12.º ano de escolaridade), que forma bailarino(a)s nas áreas da dança clássica e da dança contemporânea. Com uma forte participação em relevantes concursos e festivais, muitos dos seus alunos integram atualmente companhias nacionais e estrangeiras de renome.

AUDIÇÕES PARA ADMISSÃO AO ANO LETIVO 2024/2025

Inscrições de 15 de fevereiro a 25 de março de 2024
Audições Presenciais na EDCN entre 2 e 5 de abril de 2024

Documentos necessários para inscrição:

  • Fotocópia do bilhete de identidade ou cartão de cidadão do(a) candidato(a) e respetiva declaração de consentimento ( disponível para download )
    Declaração de Consentimento
  • 20 € para pagamento da inscrição ou comprovativo de transferência bancária para o:
    IBAN- PT 50 0781 0112 0112 0012 62113
    Não há lugar a devolução da referida quantia em caso de desistência, ou por razões imputáveis aos candidatos.

Local das Audições:

R. João Pereira da Rosa, nº 22, Lisboa – edifício principal da EDCN.

Resultados de admissão à EDCN – enviados por email para os Encarregados de Educação 

Nota: o email de contacto deverá estar legível e atualizado no formulário de inscrição.

Datas e horários Audições Presenciais 2024|2025

02 de abril (3.ª feira)

1º ano de dança (5º de escolaridade)
Os grupos e respetivos horários serão comunicados via email até ao dia 28 de março.

1ªEliminatória:
02 de abril (3ªfeira)

09.30 -10.30 – Grupo A
11.30 -12.30 – Grupo B
14.00 -15.00 – Grupo C
16.00 -17.00 – Grupo D

03 de abril (4.ª feira)

1.º ano de dança (5º de escolaridade)

2ªEliminatória:
03 de abril (4ªfeira )

09.30-12.00

Apenas para os candidatos admitidos na 1ª Eliminatória.


2º ano de dança (6º de escolaridade)

13.30-14.30


3º ano de dança (7º de escolaridade)

15.00-16.00

04 de abril (5.ª feira)

4º ano de dança (8º de escolaridade) 

09.30-10.30


5º ano de dança (9º de escolaridade)

11.30-12.30 – D. Clássica

12.40-13.20 – D. Contemporânea

05 de abril (6.ª feira)

6º ano de dança (10º de escolaridade)

09.30-10.30 – D. Clássica
10.40-11.20 – D. Contemporânea


7º + 8º anos de dança (11º e 12º de escolaridade)

12.00-13.00 – D. Clássica
13.10-13.50 – D. Contemporânea

Caso o número de candidatos inscritos o justifique, poderão existir horários extraordinários, em qualquer dos anos de escolaridade, a ser comunicados no final do período de inscrições.

Condições de Admissão e Informações

  1. Para admissão ao 5.º ano de escolaridade / 1.º ano de Dança, é necessário aproveitamento no 4.º ano do Ensino Básico, com ou sem experiência em Dança.
  2. A partir do 6.º ano de escolaridade / 2.º ano de dança, além de aproveitamento no respetivo ano de escolaridade, os(as) candidatos(as) terão de ter conhecimento de Técnica de Dança Clássica, e a partir do 9.º ano de escolaridade / 5.º ano de Dança, também conhecimento de Dança Contemporânea (consultar requisitos para as Audições).
  3. As decisões do Júri das Audições baseiam-se em critérios de avaliação definidos para o efeito no Regulamento Interno, disponíveis no site e afixados na Secretaria da Escola. Não podem ser contestadas e delas não cabe recurso, não sendo, portanto, permitida qualquer abordagem aos membros do Júri.
  4. Devido ao número limitado de vagas, os(as) candidatos(as) para Audição, a partir do 6.º ano de escolaridade (2.º ano de dança), devem ter conhecimentos suficientes em Técnica de Dança Clássica que lhes permitam ingressar no nível de Dança correspondente ao ano que irão frequentar na formação geral (ensino académico).
  5. Os(as) candidatos(as) cujo peso seja excessivo relativamente à sua altura e/ou idade, serão liminarmente eliminados.
  6. Sempre que existam dúvidas/questões do foro físico ou outras, para garantir esclarecimentos adicionais às partes envolvidas, poderá ser solicitada pelo júri das Audições, uma entrevista com o candidato(a) e respetivo Encarregado de Educação.
  7. Caso o(a) candidato(a) seja admitido(a) à EDCN, deverá, no ato de matrícula, entregar obrigatoriamente um atestado ou certificado médico, atestando possuir condições para a prática intensiva de dança numa escola de ensino artístico especializado. A ausência do referido atestado implicará a impossibilidade de matrícula na escola.

Equipamento

RAPARIGAS

RAPAZES

1º ano de dança 
5º ano de escolaridade

  • Maillot

  • Soquettes brancas ou rosa claro e sapatilhas
    (candidatas sem experiência, apenas soquettes)

  • Cabelo apanhado de forma a não perturbar os movimentos pedidos

  • Calções justos

  • T-shirt branca justa ao corpo

  • Soquetes brancas e sapatilhas
    (candidatos sem experiência, apenas soquettes)

A partir do 2º ano de dança
6º ano de escolaridade

  • Equipamento e penteado adequados para uma aula de dança clássica

  • Sapatilhas de meia-ponta

  • Sapatilhas de pontas
    (só a partir do 3ºano/ 7º ano de escolaridade)

  • Collants opacos

  • T-shirt branca justa ao corpo

  • Soquetes brancos ou pretos

  • Sapatilhas

Requisitos do 1.º ao 8.º Ano de Dança

1.º Ano de Dança

REQUISITOS PARA O 1ºANO DE DANÇA | 5º ANO DE ESCOLARIDADE

1.ª Eliminatória: 

1 – Observação da morfologia corporal (proporções) e da postura;
2 – Avaliação da flexibilidade articular coxo-femural e lombar;
3 – Avaliação da flexibilidade dos pés;
4 – Exercícios de flexibilidade / abertura frontal (2.ª posição no chão) e lateral (4.ª posição no chão);
5 – Avaliação da capacidade funcional de extensão da coluna vertebral;
6 – “Rãs e borboletas”;
7 – Equilíbrio / estabilidade na ½ ponta, em 1.ª posição no centro;
8 – Port-de-bras no centro.

2.ª Eliminatória:

1 – Repetição de alguns exercícios da 1.ª eliminatória;
2 – “Airplane” (estabilidade do tornozelo).

De frente para a barra:

3 – 1.ª e 2.ª posição;
4 – Plié em 1.ª e 2.ª posição;
5 – Battement tendu ao lado;
6 – na barra – exercício individual de flexibilidade / elevação do membro inferior nos 3 planos de movimento, com ajuda do professor que orienta a audição.

No centro:

7 – Saltos em 1.ª posição (1.ª natural).

Na diagonal:

8 – Andar com pés esticados;
9 – Marcha;
10 – Skips com ritmos (palmas).

Exercício de improvisação

Nota: Haverá um professor a orientar / demonstrar durante o processo de audição.

  Requisitos Audições EDCN 24/25 – 1.º Ano

2.º Ano de Dança

REQUISITOS PARA O 2ºANO DE DANÇA | 6º ANO DE ESCOLARIDADE 

Dança Clássica

1 – Exercícios de avaliação das condições físicas do candidato(a) para a prática da Dança Clássica, incluindo exercício individual de flexibilidade / elevação do membro inferior nos 3 planos de movimento, com ajuda do professor que orienta a audição

Barra:

2 – Pliés, Grand-pliés e Relevés;
3 – Battements Tendus;
4 – Rond de jambe à terre com relevé lent;
5 – Adagio;
6 – Grands Battements;
7 – Exercícios de flexibilidade/alongamento – grand écart (espargata) em segunda e quartas posições.

Centro:

8 – Port-de-bras;
9 – Pliés;
10 – Battements tendus;
11 – Pequeno Adagio;

Allegro:

12 – Pequenos saltos;
13 – Échappés em 2.ª posição;
14 – Changements de pieds;
15 – Pas assemblé (forma simples);
16 – Pas jeté (forma simples).

Na Diagonal:

17 – Exercícios de execução de passos simples (ex: passo de polca, skips, trotes, pas de valse (balancé), etc.) com coordenação de braços e de batimentos rítmicos.

Exercício de improvisação

Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.

  Requisitos EDCN Audições 24/25 2.º Ano

3.º Ano de Dança

REQUISITOS PARA O 3ºANO DE DANÇA  | 7º ANO DE ESCOLARIDADE

Dança Clássica

Barra:

1 – Pliés;
2 – Battements tendus;
3 – Battements fondus na meia-ponta;
4 – Adagio;
5 – Grands Battements;
6 – Exercícios de flexibilidade / alongamento – grand écart (espargata) em segunda e quarta posições.

Centro:

7 – Battements tendus;
8 – Preparação de pirouette de 5.ª posição;
9 – Pequeno Adagio incluindo port-de-bras e arabesque.

Allegro:

10 – Pequenos saltos;
11 – Échappés;
12 – Pas assemblé e pas jeté (separados ou combinados);
13 – Exercício de coordenação com pas de valse;
14 – Saltos médios – pequeno enchaînement incluindo sissonne fermé e ouverte e petit sissonne;
15 – Diagonal com temps levés e pas-de-chat.

Exercícios de pontas na barra e no centro:

16 – Na barra – Relevés (1.ª,2.ª,4ª e 5.ª pos.) echappés, battements soutenus, retirés e grandes poses estáticas (arabesque, attitude e à la seconde);
17 – No centro – pas-de-bourrées e pas couru em diagonal.

Exercício de improvisação

Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.

  Requisitos EDCN Audições 24/25 3.º Ano

4.º Ano de Dança

REQUISITOS PARA O 4ºANO DE DANÇA | 8º ANO DE ESCOLARIDADE

Dança Clássica

Barra:

1 – Pliés;
2 – Battements tendus;
3 – Battements fondus duplos na meia-ponta, demi e grand rond de jambe en l’air;
4 – Adagio com Battement relevé lent e Battements developpés na meia-ponta e nas grandes poses;
5 – Grand Battement jeté passé par terre;
6 – Exercícios de flexibilidade / alongamento – grand écart (espargata) em segunda e quarta posições.

Centro:

7 – Battements tendus e Battements tendus jetés;
8 – Pirouettes de 2.ª,4.ª e de 5.ª posição;
9 – Adagio incluindo grandes poses e pas-de-bourrées.

Allegro:

10 – Pequenos saltos;
11 – Échappés nas 2.ª e 4.ª posições e en tournant;
12 – Pas assemblé e pas jeté (simples ou combinados);
13 – Sissonne fermé e ouverte;
14 – Entrechat-quatre.

Exercícios de pontas na barra e centro:

15 – Relevés à barra em 1.º,2.ª, 4.ª e 5.ª posição;
16 – Grandes poses à barra – arabesque, attitude e à la seconde;
17 – Pas echappé em 2.ª e 4.ª posição;
18 – Relevé numa perna em cou-de-pied / retiré;
19 – Saltos nas pontas – changement-de-pied;
20 – Pas couru em diagonal;
21 – Assemblé soutenu em diagonal.

Exercício de improvisação

Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.

  Requisitos EDCN Audições 24/25 4.º Ano

5.º Ano de Dança

REQUISITOS PARA O 5ºANO DE DANÇA | 9º ANO DE ESCOLARIDADE

Dança Clássica

Barra com equilíbrios em retiré, attitude e arabesque:

1 – Pliés;
2 – Battements Tendus;
3 – Battements Fondus;
4 – Adagio;
5 – Grands Battements;
6 – Extensões / flexibilidade: pé na mão / grand écart em 2.ª posição e em 4.ª posição de ambos os lados.

Centro:

7 – Battements tendus / jetés com détournés / soutenus / glissades
8 – Combinação de Pirouettes de 4.ª e de 5.ª posições, en dehors e en dedans;
9 – Adagio.

Combinações de Allegro:

10 – Pequenos saltos; changements de pied com 1/4 ou 1/2 voltas; echappé battu à la seconde; petit sissonne, etc.;
11 – Médios saltos incluindo assemblés battus, jetés battus, sissonnes ouvertes e fermés, brisés.

Só para rapazes:

12 – Tour en l’air.

Só para raparigas – em pontas:

13 – Na barra – relevés nas duas e numa perna; adagio para verificação das grandes poses;
14 – No centro – Echappés, retirés, pirouettes en dehors e en dedans;
15 – Uma diagonal de tours – deboulés e piqués en dehors e en dedans.

Dança Contemporânea

Enchaînements / sequências de movimento marcadas pelo professor na audição presencial:

1 – Sequência com utilização de chão;
2 – Sequência no centro com uso do espaço;
3 – Sequência de deslocação com saltos.

Exercício de improvisação

Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.

  Requisitos EDCN Audições 24/25 5.º Ano

6.º Ano de Dança

REQUISITOS PARA O 6ºANO DE DANÇA | 10º ANO DE ESCOLARIDADE

Dança Clássica

Barra com equilíbrios em retiré, attitude e arabesque:

1 – Pliés;
2 – Battements Tendus;
3 – Battements Fondus;
4 – Adagio com arabesque penché;
5 – Grands Battements;
6 – Extensões / flexibilidade: pé na mão / grand écart em 2.ª posição e em 4.ª posição de ambos os lados.

Centro:

7 – Battements tendus / jetés com détournés / soutenus / glissades;
8 – Combinações de Pirouettes de 4.ª e de 5.ª posições, en dehors e en dedans; e em grandes poses – attitude, arabesque e à la seconde;
9 – Adagio;

Combinações de Allegro:

10 – Pequenos saltos incluindo saltos en tournant, batterie, echappés nas diversas posições;
11 – Médios saltos incluindo alguns dos seguintes elementos: assemblés, jetés, sissonnes ouvertes e fermés, ballonés, ballotés, brisés.

Só para rapazes:

12 – Grand allegro com cabrioles, entrechat-six e double tour en l’air.

Só para raparigas – em pontas:

13 – Echappés, retirés, pirouettes en dehors e en dedans, relevés em arabesque ou atittude;
14 – Grand allegro com diagonal incluindo piqués en dehors e endedans e deboulés.

Dança Contemporânea *

Enchaînements / sequências de movimento marcadas pelo professor na audição presencial:

1 – Sequência com utilização de chão;
2 – Sequência no centro com uso do espaço;
3 – Sequência de deslocação com saltos.

Exercício de Improvisação

*Ou, em alternativa, nos casos autorizados de audição por vídeo:
– Variação ou exercício combinado (enchaînement) com o máximo de 2 minutos.

  Requisitos EDCN Audições 24/25 6.º Ano

7.º e 8.º Ano de Dança

REQUISITOS PARA O 7º E 8º ANOS DE DANÇA | 11º E 12º ANOS DE ESCOLARIDADE

Dança Clássica

Barra com equilíbrios em retiré, attitude e arabesque:

1 – Pliés;
2 – Battements Tendus;

3 – Battements Fondus;
4 – Adagio com arabesque penché;
5 – Grands Battements;
6 – Extensões / flexibilidade: pé na mão / grand écart em 2.ª posição e em 4.ª posição de ambos os lados.

Centro:

7 – Battements tendus / jetés com détournés / soutenus / glissades;
8 – Combinações de Pirouettes de 4.ª e de 5.ª posições, en dehors e en dedans; e em grandes poses – attitude, arabesque e à la seconde;
9 – Adagio;

Sequências de Allegro:

10 – Pequenos saltos incluindo saltos en tournant, batterie, echappés nas diversas posições;
11 – Médios saltos incluindo alguns dos seguintes elementos – assemblés, jetés, sissonnes ouvertes e fermés, ballonés, ballotés, brisés.

Só para rapazes:

12 – Grand allegro com cabrioles, entrechat-six e double tour en l’air, grand jeté entrelacé, pirouette à la seconde suivi, déboulés, etc.

Só para raparigas – em pontas:

13 – Echappés, retirés, pirouettes en dehors e en dedans;
14 – Grand allegro com diagonal incluindo piqués en dehors e endedans e deboulés;
15 – 8 ou 16 fouettés.

Dança Contemporânea *

Enchaînements / sequências de movimento marcadas pelo professor na audição presencial:

1 – Sequência com utilização de chão;
2 – Sequência no centro com uso do espaço;
3 – Sequência de deslocação com saltos.

Exercício de Improvisação

*Ou, em alternativa, nos casos autorizados de audição por vídeo:
– Variação ou exercício combinado (enchaînement) com o máximo de 2 minutos.

  Requisitos EDCN Audições 24/25 7.º e 8.º Ano

Critérios de avaliação para as Provas de Seleção/Provas de Acesso (Audições)

(nos termos do Regulamento Interno da EDCN)

A avaliação das Provas de Seleção / Provas de Acesso exprime-se numa escala de 0 a 20 valores, tomando como quadro de referência os seguintes domínios e valores:

1.º ANO DE DANÇA

1.ª eliminatória (meninas e rapazes)

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Postura / Aplomb

Proporções

Capacidade de rotação
coxo-femural

Flexibilidade

(pés/extensões)

Máximo: 4 Valores

Máximo: 6 Valores

Máximo: 5 Valores

Máximo: 5 Valores

2.ª eliminatória (meninas e rapazes)

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

POTENCIAL ARTÍSTICO

Postura, proporções, capacidade de rotação coxo-femural e flexibilidade avaliados em diferentes requisitos  específicos da 2.ª eliminatória

Musicalidade

Perceção do movimento

e

Coordenação

Atitude,

foco e atenção

Improvisação (capacidade de

 criar movimento a partir de uma

  ideia, conceito ou estímulo musical)

Máximo: 10 Valores

Máximo: 2,5 Valores

Máximo: 3 Valores

Máximo: 2 Valores

Máximo: 2,5 Valores

2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º e 8.º ANOS DE DANÇA

TÉCNICA

LINHA ESTÉTICA / FÍSICO

DESEMPENHO E MUSICALIDADE

Postura, Alinhamento

Coordenação, Controle

Proporção Estética

Flexibilidade

Expressão/ Projeção

Dinâmicas

Musicalidade

Qualidade do movimento

Improvisação

Máximo: 8 Valores

Máximo: 6 Valores

Máximo: 6 Valores

Audições Internacionais

https://edcn.pt/wp-content/uploads/2022/03/d.png

All information about International Auditions

All information about Presential Auditions in Portugal

Contacta-nos hoje

Sabe tudo sobre as nossas audições e condições de admissão a novos alunos.