Tendo como base legal as Portarias n.º 223-A/2018, de 3 de agosto, e 229-A/2018, de 14 de agosto, assim como o Regulamento Interno da EDCN, e atendendo ao facto de, aquando da realização, de 20 de junho a 2 de julho de 2022, da primeira chamada das audições para admissão ao Curso Básico de Dança e ao Curso Secundário de Dança ministrados na EDCN, referentes ao ano letivo de 2022/2023, se ter verificado o não preenchimento de todas as vagas originalmente disponibilizadas, determinou o Sr. Diretor, através de despacho exarado a 07 de julho de 2022, o seguinte:
Autorizar, a título excecional, e com exclusiva referência ao ano letivo 2022/2023, a abertura de uma segunda chamada relativa ao processo de audições para admissão ao Curso Básico de Dança e ao Curso Secundário de Dança, ministrados na EDCN, com vista ao preenchimento das vagas sobrantes da primeira chamada.
Audições por vídeo para candidatos internacionais ou provenientes das ilhas – Madeira e Açores – e outros casos devidamente justificados.
Inscrições de 18 de JULHO a 31 de AGOSTO de 2022
Documentos necessários para inscrição:
Local das Audições:
R. João Pereira da Rosa, nº 22, Lisboa – edifício principal da EDCN.
Nota: o email de contacto deverá estar legível e atualizado no formulário de inscrição.
Documentos PDF
Formulário de Inscrição 22|23
Declaração de Consentimento 22|23
2.ª feira, 05 de SETEMBRO de 2022 – ALTERAÇÃO
1.º ano de dança (5.º de escolaridade) – 1.ª eliminatória e 2.ª eliminatória
+ 2.º ano de dança (6.º de escolaridade)
4.º ano de dança (8.º de escolaridade) + 5.º ano de dança (9.º de escolaridade)
3.ª feira, 06 de SETEMBRO de 2022 – ANULADO
Dado o número de candidatos, as audições terão lugar apenas no dia 5 de setembro de 2022.
Caso o número de candidatos inscritos o justifique, poderão existir horários extraordinários, em qualquer dos anos de escolaridade, a ser comunicados no final do período de inscrições.
O resultado das audições será publicado em local próprio, nas instalações da EDCN.
REQUISITOS PARA O 1ºANO DE DANÇA | 5º ANO DE ESCOLARIDADE
1.ª Eliminatória:
1 – Observação da morfologia corporal (proporções) e da postura;
2 – Avaliação da flexibilidade articular coxo-femural e lombar;
3 – Avaliação da flexibilidade dos pés;
4 – Exercícios de flexibilidade/ abertura frontal (2ª posição no chão) e lateral (4ª posição no chão);
5 – Avaliação da capacidade funcional de extensão da coluna vertebral;
6 – “Rãs e borboletas”;
7 – Equilíbrio / estabilidade na ½ ponta, em 1ª posição no centro;
8 – Port-de-bras no centro.
2.ª Eliminatória:
1 – Repetição de alguns exercícios da 1.ª eliminatória;
2 – “Airplane” (estabilidade do tornozelo).
De frente para a barra:
3 – 1ª e 2ª posição;
4 – Plié em 1ª e 2ª posição;
5 – Battement tendu ao lado;
6 – na barra – exercício individual de flexibilidade/elevação do membro inferior nos 3 planos de movimento, com ajuda do professor que orienta a audição;
No centro:
7 – Saltos em 1ª posição (1ª natural).
Na diagonal:
8 – Andar com pés esticados;
9 – Marcha;
10 – Skips com ritmos (palmas).
Exercício de improvisação
Nota: Haverá um professor a orientar/demonstrar durante o processo de audição.
REQUISITOS PARA O 2ºANO DE DANÇA | 6º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
1 – Exercícios de avaliação das condições físicas do candidato(a) para a prática da Dança Clássica, incluindo exercício individual de flexibilidade/elevação do membro inferior nos 3 planos de movimento, com ajuda do professor que orienta a audição
Barra:
2 – Pliés, Grand-pliés e Relevés;
3 – Battements Tendus;
4 – Rond de jambe à terre com relevé lent;
5 – Adagio;
6 – Grands Battements;
7 – Exercícios de flexibilidade/alongamento – grand écart (espargata) em segunda e quartas posições.
Centro:
8 – Port-de-bras;
9 – Pliés;
10 – Battements tendus;
11 – Pequeno Adagio;
Allegro:
12 – Pequenos saltos;
13 – Échappés em 2ª posição;
14 – Changements de pieds;
15 – Pas assemblé (forma simples)
16 – Pas jeté (forma simples)
Na Diagonal:
17 – Exercícios de execução de passos simples (ex: passo de polca, skips, trotes, pas de valse (balancé), etc.) com coordenação de braços e de batimentos rítmicos.
Exercício de improvisação
Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.
REQUISITOS PARA O 3ºANO DE DANÇA | 7º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra:
1 – Pliés;
2 – Battements tendus;
3 – Battements fondus na meia-ponta;
4 – Adagio;
5 – Grands Battements;
6 – Exercícios de flexibilidade/alongamento – grand écart (espargata) em segunda e quarta posições
Centro:
7 – Battements tendus;
8 – Preparação de pirouette de 5ª posição;
9 – Pequeno Adagio incluindo port-de-bras e arabesque.
Allegro:
10 – Pequenos saltos;
11 – Échappés;
12 – Pas assemblé e pas jeté (separados ou combinados);
13 – Exercício de coordenação com pas de valse;
14 – Saltos médios – pequeno enchaînement incluindo sissonne fermé e ouverte e petit sissonne;
15 – Diagonal com temps levés e pas-de-chat.
Exercícios de pontas na barra e no centro:
16 – Na barra – Relevés (1ª,2ª,4ª e 5ªpos.) echappés, battements soutenus, retirés e grandes poses estáticas (arabesque, attitude e à la seconde);
17 – No centro – pas-de-bourrées e pas couru em diagonal.
Exercício de improvisação
Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.
REQUISITOS PARA O 4ºANO DE DANÇA | 8º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra:
1 – Pliés;
2 – Battements tendus;
3 – Battements fondus duplos na meia-ponta, demi e grand rond de jambe en l’air;
4 – Adagio com Battement relevé lent e Battements developpés na meia-ponta e nas grandes poses;
5 – Grand Battement jeté passé par terre;
6 – Exercícios de flexibilidade/alongamento – grand écart (espargata) em segunda e quarta posições
Centro:
7 – Battements tendus e Battements tendus jetés;
8 – Pirouettes de 2ª e de 5ª posição;
9 – Adagio incluindo grandes poses e pas-de-bourrées;
Allegro:
10 – Pequenos saltos;
11 – Échappés nas 2ª e 4ª posições e en tournant;
12 – Pas assemblé e pas jeté (simples ou combinados);
13 – Sissonne fermé e ouverte;
14 – Entrechat-quatre.
Exercícios de pontas na barra e centro:
15 – Relevés à barra em 1º,2ª, 4ª e 5ª posição;
16 – Grandes poses à barra – arabesque, attitude e à la seconde;
17 – Pas echappé em 2ª e 4ª posição;
18 – Relevé numa perna em cou-de-pied/retiré;
19 – Saltos nas pontas – changement-de-pied;
20 – Pas couru em diagonal;
21 – Assemblé soutenu em diagonal.
Exercício de improvisação
Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.
REQUISITOS PARA O 5ºANO DE DANÇA | 9º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra com equilíbrios em retiré, attitude e arabesque:
1 – Pliés;
2 – Battements Tendus;
3 – Battements Fondus;
4 – Adagio;
5 – Grands Battements;
6 – Extensões / flexibilidade – pé na mão / grand écart em 2ª posição e em 4ª posição de ambos os lados.
Centro:
7 – Battements tendus / jetés com détournés / soutenus / glissades
8 – Combinação de Pirouettes de 4ª e de 5ª posições, en dehors e en dedans;
9 – Adagio;
Combinações de Allegro:
10 – Pequenos saltos; changements de pied com 1/4 ou 1/2 voltas; echappé battu à la seconde; petit sissonne, etc.
11 – Médios saltos incluindo assemblés battus, jetés battus, sissonnes ouvertes e fermés, brisés.
Só para rapazes:
12 – Tour en l’air.
Só para raparigas – em pontas:
13 – Na barra – relevés nas duas e numa perna; adagio para verificação das grandes poses;
14 – No centro – Echappés, retirés, pirouettes en dehors e en dedans;
15 – Uma diagonal de tours – deboulés e piqués en dehors e en dedans.
Dança Contemporânea
Enchaînements / sequências de movimento marcadas pelo professor na audição presencial:
1 – Sequência com utilização de chão;
2 – Sequência no centro com uso do espaço;
3 – Sequência de deslocação com salto
Exercício de improvisação
Nota: Os exercícios são demonstrados por um professor no decorrer da audição.
REQUISITOS PARA O 6ºANO DE DANÇA | 10º ANO DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra com equilíbrios em retiré, attitude e arabesque:
1 – Pliés;
2 – Battements Tendus;
3 – Battements Fondus;
4 – Adagio com arabesque penché;
5 – Grands Battements;
6 – Extensões / flexibilidade – pé na mão / grand écart em 2ª posição e em 4ª posição de ambos os lados.
Centro:
7 – Battements tendus / jetés com détournés / soutenus / glissades;
8 – Combinações de Pirouettes de 4ª e de 5ª posições, en dehors e en dedans; e em grandes poses – attitude, arabesque e à la seconde;
9 – Adagio;
Combinações de Allegro:
10 – Pequenos saltos incluindo saltos en tournant, batterie, echappés nas diversas posições;
11 – Médios saltos incluindo alguns dos seguintes elementos – assemblés, jetés, sissonnes ouvertes e fermés, ballonés, ballotés, brisés.
Só para rapazes:
12 – Grand allegro com cabrioles, entrechat-six e double tour en l’air.
Só para raparigas – em pontas:
13 – Echappés, retirés, pirouettes en dehors e en dedans, relevés em arabesque ou atittude;
14 – Grand allegro com diagonal incluindo piqués en dehors e endedans e deboulés.
Dança Contemporânea *
Enchaînements / sequências de movimento marcadas pelo professor na audição presencial:
1 – Sequência com utilização de chão;
2 – Sequência no centro com uso do espaço;
3 – Sequência de deslocação com saltos.
Exercício de Improvisação
*Ou, em alternativa, nos casos autorizados de audição por vídeo:
– Variação ou exercício combinado (enchaînement) com o máximo de 2 minutos.
REQUISITOS PARA O 7º E 8º ANOS DE DANÇA | 11º E 12º ANOS DE ESCOLARIDADE
Dança Clássica
Barra com equilíbrios em retiré, attitude e arabesque:
1 – Pliés;
2 – Battements Tendus;
3 – Battements Fondus;
4 – Adagio com arabesque penché;
5 – Grands Battements;
6 – Extensões/ flexibilidade – pé na mão / grand écart em 2ª posição e em 4ª posição de ambos os lados.
Centro:
7 – Battements tendus /jetés com détournés/soutenus/glissades;
8 – Combinações de Pirouettes de 4ª e de 5ª posições, en dehors e en dedans; e em grandes poses – attitude, arabesque e à la seconde;
9 – Adagio;
Sequências de Allegro:
10 – Pequenos saltos incluindo saltos en tournant, batterie, echappés nas diversas posições;
11 – Médios saltos incluindo alguns dos seguintes elementos – assemblés, jetés, sissonnes ouvertes e fermés, ballonés, ballotés, brisés.
Só para rapazes:
12 – Grand allegro com cabrioles, entrechat-six e double tour en l’air, grand jeté entrelacé, pirouette à la seconde suivi, déboulés, etc,.
Só para raparigas – em pontas:
13 – Echappés, retirés, pirouettes en dehors e en dedans;
14 – Grand allegro com diagonal incluindo piqués en dehors e endedans e deboulés;
15 – 8 ou 16 fouettés.
Dança Contemporânea *
Enchaînements / sequências de movimento marcadas pelo professor na audição presencial:
1 – Sequência com utilização de chão;
2 – Sequência no centro com uso do espaço:
3 – Sequência de deslocação com saltos.
Exercício de Improvisação
*Ou, em alternativa, nos casos autorizados de audição por vídeo:
– Variação ou exercício combinado (enchaînement) com o máximo de 2 minutos.
RAPARIGAS | RAPAZES | |
1º ano de dança |
|
|
A partir do 2º ano de dança |
|
|
(nos termos do Regulamento Interno da EDCN)
A avaliação das Provas de Seleção / Provas de Acesso exprime-se numa escala de 0 a 20 valores, tomando como quadro de referência os seguintes domínios e valores:
1.ª eliminatória (meninas e rapazes)
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS |
|||
Postura / Aplomb |
Proporções |
Capacidade de rotação |
Flexibilidade (pés/extensões) |
Máximo: 4 Valores |
Máximo: 6 Valores |
Máximo: 5 Valores |
Máximo: 5 Valores |
2.ª eliminatória (meninas e rapazes)
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS |
POTENCIAL ARTÍSTICO |
|||
Postura, proporções, capacidade de rotação coxo-femural e flexibilidade avaliados em diferentes requisitos específicos da 2ª eliminatória |
Musicalidade |
Perceção do movimento e Coordenação |
Atitude, foco e atenção |
Improvisação (capacidade de criar movimento a partir de uma ideia, conceito ou estímulo musical) |
Máximo: 10 Valores |
Máximo: 2,5 Valores |
Máximo: 3 Valores |
Máximo: 2 Valores |
Máximo: 2,5 Valores |
TÉCNICA |
LINHA ESTÉTICA / FÍSICO |
DESEMPENHO E MUSICALIDADE |
Postura, Alinhamento Coordenação, Controle |
Proporção Estética Flexibilidade |
Expressão/ Projeção Dinâmicas Musicalidade Qualidade do movimento Improvisação |
Máximo: 8 Valores |
Máximo: 6 Valores |
Máximo: 6 Valores |
All information about International Auditions
All information about Presential Auditions in Portugal
Sabe tudo sobre as nossas audições e condições de admissão a novos alunos.