Estão abertas as candidaturas de Participação ao Projeto Erasmus + para o ano letivo de 2024 / 2025
A Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional é uma escola acreditada de Erasmus que tem participado regularmente das ações deste programa.
A possibilidade de participar num projeto de intercâmbio está aberta aos alunos da EADCN – 8º /12º ano – com a escola Codarts Lyceum – Rotterdam e o Real Conservatorio Profesional de Danza – Mariemma – Madrid
Não havendo alterações de última hora que possam impedir a implementação do projeto, a data prevista para a mobilidade é a semana de 5 de outubro a 14 de outubro de 2024, uma vez que as mobilidades têm a duração de 10 dias. A EADCN subsidiará todas as despesas de viagem e estadia, um pequeno montante de ajuda nas refeições diárias, despesas relacionadas com a inscrição na escola, bem
como o seguro escolar obrigatório.
No ano letivo 2024/25, são oferecidas 8 mobilidades para alunos/as do 8º/12º ano.
A seleção dos alunos será feita segundo critérios de equidade, transparência e igualdade de oportunidades. Para isso, será realizada uma escala que levará em conta, entre outros pontos, o aproveitamento académico e artístico, com relevância nas disciplinas artísticas, o histórico escolar, o conhecimento de línguas estrangeiras e a motivação dos alunos, segundo a sua ficha de candidatura.
No caso de menores, os alunos viajarão acompanhados por professores da escola, que assegurarão as correspondentes tarefas de tutoria durante a estadia. No caso de estudantes menores, ambos os pais ou tutores legais devem dar o seu consentimento, de acordo com a legislação em vigor em Portugal devem exibir autorização para o efeito, emitida por quem exerça a responsabilidade parental,
legalmente certificada.
O prazo para apresentação de candidaturas termina a 30 de maio de 2024:
Via email, através do endereço erasmus@edcn.pt (com envio digitalizado da documentação);
Os resultados das candidaturas serão publicados no site oficial da EADCN – em www.edcn.pt -, assim como serão afixados em local visível da escola, a 30 de junho de 2024.
Entregue este ficheiro PDF até ao dia 30 de maio de 2024para Participar na sessão de preenchimento dos dados de candidatura no dia Tal, sala tal.
O objetivo geral do programa consiste em apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.
Assim, o programa é um instrumento fundamental para a construção de um Espaço Europeu da Educação, ao promover a cooperação estratégica europeia no domínio do ensino e formação, e as respetivas agendas setoriais.
OBJETIVO GERAL DO PROGRAMA ERASMUS+
O objetivo geral do programa consiste em apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa. Assim, o programa é um instrumento fundamental para a construção de um Espaço Europeu da Educação, ao promover a cooperação estratégica europeia no domínio do ensino e formação, e as respetivas agendas setoriais.
Projeto Erasmus+ KA 122
Objetivos da EDCN
Somos de opinião que, para preparar um futuro melhor dos alunos e dos professores, a EDCN necessita continuar a contactar com outras escolas, partilhar estratégias, observar e aprender acompanhando os seus pares nas boas práticas de ensino, refletindo e questionando, de que forma se podem professores e comunidade escolar ajustar para beneficiar a geração atual de alunos.
A fim de preparar os alunos da EDCN para o futuro, é essencial que os alunos sejam confrontados com novas situações, se desafiem a si próprios, sejam capazes de se dar a conhecer enquanto bailarinos e indivíduos. Para se destacarem num ambiente competitivo, a aparência, capacidades técnicas, condição física, uma mente criativa e uma atitude investigativa, são requisitos que lhes conferem uma assinatura pessoal e artística. Estágios de curta duração e projetos de intercâmbio no estrangeiro podem estimular e acelerar este processo; bem como proporcionar ao aluno uma experiência e amizades ao longo da vida, conforme verificado nos projetos Erasmus+ anteriores. Desta forma queremos, a cada novo ano, dar a oportunidade de vivenciar o intercâmbio.
Objetivos a alcançar com este projeto
Promover aos participantes envolvidos, uma maior consciência sobre a sua posição no mundo (dança) global e diversificado, da sociedade, da diversidade e inclusão e de si próprios.
Aumentar nos alunos as capacidades interpessoais, de linguagem, autoconfiança, maior abertura para novos conhecimentos sociais e artísticos, estimulando a construção de uma carreira artística consciente.
Ao aplicar esses conhecimentos adquiridos no programa geral e de dança, o processo de amadurecimento do aluno/a será acelerado. Os participantes, em termos de professores e escola, ganharão consciência e conhecimento da geração atual, segurança no ensino e na sociedade, abordagens de ensino e digitalização. Também eles serão inspirados e motivados para a excelência do ensino.
Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.
Os participantes nesta candidatura de Erasmus+ devem ser alunos oficiais da EDCN, a frequentar o 8º/12º ano de escolaridade do Curso Secundário de Dança, durante o ano letivo 2023-24.
Os estudantes que pretendam participar no projeto Erasmus+ devem preencher este formulário e entregar, caso se aplique, cópia de certificados linguísticos que justifiquem o seu conhecimento de línguas estrangeiras.
Se selecionados, os alunos e famílias concordam com o seguinte:
» Apresentar Cartão de Cidadão válido ou passaporte (com emissão, se aplicável).
» Apresentar Cartão Europeu de Saúde.
» Apresentar Certificado de vacinação da UE Covid.
» Apresentar documentos legais, com autorização de viagem para menores, assinados por ambos os pais ou responsáveis legais (no caso de menores).
» Assinar toda a documentação Erasmus: Plano de estudos, compromisso de qualidade, etc.
» Em particular, os alunos selecionados deverão levar a cabo e apresentar todos os procedimentos e documentações definidos nos requisitos do projeto.
» Participar nas atividades de seleção que vierem a ser determinadas (em particular, a entrevista).
» Preencher os inquéritos no final da mobilidade (o que implica a divulgação dos seus emails junto da Codarts para gestão dos inquéritos);
» Entregar um relatório escrito/memória descritiva à Coordenadora do Erasmus+, a propósito da mobilidade (diário de Mobilidade) até 30 dias depois do fim da Mobilidade.
» Participar em todas as atividades preparatórias ou avaliações de mobilidade definidas e a divulgação de imagens de vídeos que serão publicadas nas redes sociais.
» Aceitar a divulgação pública da atividade, conforme exigido pelo programa Erasmus+.
O processo de seleção de candidatos para o ano letivo de 2024 / 2024, encontra-se concluído.
A candidaturas para o ano letivo de 2024 / 2025 estarão disponíveis, aqui, para preenchimento a partir de Fevereiro de 2024.
Todos os contactos devem ser tratados preferencialmente por via on-line para o mail: erasmus@edcn.pt
ou para o telefone geral da EDCN 21 340 8030 ( Prof. Liliana Mendonça | D. Sónia Lucas )
Envia-nos as tuas questões sobre o Programa Projetar o Futuro – Erasmus+ | EDCN